6 passeios de graça na Avenida Paulista SP

A Avenida Paulista, um dos principais marcos geográficos, financeiros e turísticos da cidade de São Paulo é um roteiro super indicado para um passeio nas férias. Inaugurada em 8 de Dezembro de 1891, é uma explosão de estilos, cores e contrastes no vai-e-vem de veículos e pessoas. Na Paulista  você encontra construções sofisticadas e modernas como a Japan House por exemplo, prédios imponentes que te lembram da importância da avenida na vida Financeira da cidade e também do país, que se contrapõem ao saudosismo e curiosidade dos prédios antigos, bem preservados, que narram a história da cidade como é o caso da Casa das Rosas.
avenida paulista de graça com crianças

No final das férias de julho fizemos um #roteirinho0800, caminhando pelos 3 km de extensão da Avenida Paulista e o pré-adolescente aqui curtiu muito! Por conta das férias, os museus e espaços estavam com uma programação especial e conseguimos aproveitar super bem o passeio.

Confira o roteiro em fotos e se for se aventurar, confira nos sites das instituições se há programação para o dia escolhido. Lembrando que, por causa das férias, aos finais de semana os locais costumam encher mais. Bom passeio! :)

Passeios de graça na Avenida Paulista - SP 

1. Japan House


Descendo no metrô Paraíso e caminhando a pé por 650 metros chegamos a nossa primeira parada na Avenida Paulista, a Japan House, um espaço dedicado à promoção da cultura nipônica através da arte, gastronomia e tecnologia. A Japan House é um prédio com linda arquitetura que conta com café e lojas, e promove workshops e exposições fascinantes. Na época de nossa visita a Japan House abrigada uma bela exposição do arquiteto Kengo Kuma. Vale a pena a parada!

2. Casa das Rosas

A poucos metros da Japan House, você viaja para a década de 1930 se visitar a charmosa Casa Das Rosas, uma mansão em estilo clássico francês. Sua construção, datada de 1935, mostra a imponência e status da elite produtora de café da época. A Casa das Rosas tem trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar. Projetada por Ramos de Azevedo, arquiteto responsável por outros prédios famosos de SP, como a Pinacoteca e o Teatro Municipal, a Casa das Rosas abriga o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura que conta com uma exposição permanente de textos e poesias do autor e oferece também cursos voltados para a Literatura, Saraus e exposições. Suba as escadas, visite os banheiros originais da construção e aprecie a vista da sacada para os lindos jardins e a movimentada Avenida Paulista.

Casa das Rosas: http://www.casadasrosas.org.br/index.php

Casa das Rosas avenida paulista

Antes de seguir desbravando a Paulista, demos uma paradinha para reabastecer com o delicioso Pastel Da Maria que conta com vários quiosques ao longo da Avenida. Pastel de feira, com caldo de cana e simpatia a um preço ok.

3. Itaú Cultural

Um pouco mais a frente, entramos no Itaú Cultural que é um espaço ótimo, voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Exposições, mostras, ocupações, debates, o Itaú Cultural, além de ser um espaço super agradável, está sempre com uma agenda recheada de boas atividades. Vale a pena a parada!

Itaú Cultural http://www.itaucultural.org.br/

de graça na paulista

4. Centro Cultural FIESP

Caminhando cerca de 1km você chega ao Edifício do Centro Cultural FIESP que conta com espaço para exposições, galeria de arte, livraria, café, teatro. Geralmente tem ciclos de exposições e palestras, então vale a pena conferir o site antes de se programar para ir. Quando fomos em Julho, havia uma exposição interativa bacana, a FIPE, mas estava bem cheia e com uma distribuição um pouco confusa. 

Centro Cultural FIESP http://centroculturalfiesp.com.br/

5. Parque TRIANON e Parque Mário Covas

O Parque Trianon pode ser considerado uma ilha verde no mar de concreto que é a Avenida Paulista. Com 48,6 mil m² de vegetação tropical, remanescente da Mata Atlântica, o TRIANON decora a avenida paulista e oferece uma sombra e descanso após a caminhada.

Parque Trianon http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/4083-parque-trianon

Trianon Masp

O Parque Mário Covas é um espaço pequeno e charmoso, próximo ao Parque Trianon. Inaugurado em Janeiro de 2010, o parque conta com 5 mil m²  de área verde preservada de uma vegetação composta por um bosque heterogêneo

Dentro do parque, encontra-se a CIT - Central de Informações Turísticas de São Paulo, onde os turistas e visitantes encontram à sua disposição pessoas qualificadas, bacharéis e estudantes de turismo bilíngues, com profundo conhecimento do patrimônio turístico de São Paulo e preparados para oferecer informações atualizadas e completas sobre os eventos que ocorrem na cidade, os atrativos turísticos, a infraestrutura, serviços e acessos.

Parque Mário Covas http://cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/3969-parque-prefeito-mario-covas

6. Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Encerramos a nossa caminhada pela Avenida Paulista no Conjunto Nacional que abriga a nossa queridinha Livraria Cultura. Inaugurada em 1947, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional oferece um espaço de 3.500m² que conta com a sala de Teatro Eva Hertz que tem 200 lugares, uma galeira de cultura, um café, espaços para leitura (pufes <3 ) e uma loja voltada para o público Geek e Nerd, a Geek.Etc.Br.

A Livraria Cultura conta com uma agenda de eventos bacanas, e vale a pena consultar o site para programar a visita!

Livraria Cultura do Conjunto Nacional https://www.livrariacultura.com.br/loja/livraria-cultura-conjunto-nacional-2000003

livraria cultura na paulista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe