Criança aprendendo a programar

Meus filhos me veem há alguns anos as voltas com os códigos dos blogs. Eu me formei em curso técnico em Processamento de Dados que fiz junto com o ensino médio em 1995, mas acabei não fazendo estágio e nem exercendo a profissão, mas sempre gostei da área e tive muita curiosidade sobre o assunto. Quando comecei a mexer em blogs reavivei este gosto pela programação e acabei aprendendo muitas coisas novas com os tutoriais da internet. Ensinei a Rafa a editar os temas em HTML do Tumblr e agora o Italo também está se interessando por programação.

O Italo sempre falou que queria aprender a criar games, e depois que conheceu alguns amigos da Rafa que jogam online, ficou ainda mais motivado. Começamos com o Code Combat, um joguinho que para passar os níveis você precisa escrever os comandos para o herói executar. Testamos por um tempo, mas para o ele achei mais interessante um processo mais metódico e então descobri o CodeAcademy. Fiz algumas atividades e mostrei para o Italo que logo se interessou.

Programação para crianças

Após alguns dias de atividades vejo que o garoto está super interessado e ávido por mais e mais informação. Todo dia acorda empolgado para aprender um pouco mais e vai dormir comentando sobre códigos. E eu estou curtindo muito poder orientá-lo com o pouco que sei. Hoje ele disse todo animado:

"- Mãe, tô animado com as aulas de programação! Sinto que tenho muita coisa para aprender!" <3

Algumas organizações pelo mundo, como a code.org, fazem um movimento em defesa da aprendizagem da programação, orientando os países a incorporarem programas de iniciação a programação em escolas de nível primário. Estudiosos afirmam que aprender programação desenvolve o raciocínio das crianças, tornando-as adultos com características capazes de solucionar problemas de forma mais fácil e rápida. Você pode ler mais sobre este movimento aqui.

E por ai, a sua família se interessa pelo assunto? Você acredita nos benefícios deste tipo de aprendizado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe