Projeto Guri no Domingo do MAM em SP

Eu tenho uma frustração na minha vida: nunca aprendi a tocar um instrumento musical. Até tive curiosidade em aprender, seja no acordeon do pai de uma amiguinha que eu achava que funcionava melhor como máquina de escrever quando brincávamos de escritório ou no cavaquinho do meu pai que eu dedilhava desafinando sempre. Depois eu arrisquei nos tamborins da vida, nas escolas de samba que acompanhei meu pai, mas acabei descobrindo que esta não era mesmo a minha praia.

Esta semana eu recebi um release sobre a apresentação dos alunos do Projeto Guri no MAM em SP nos dois próximos domingos e achei interessante compartilhar por aqui.

Eu conheço o Projeto Guri há um bom tempo. Quando eu trabalhava no Yázigi Indaiatuba, lá pelos idos de 2000 - 2002, havia um polo do Guri no Casarão do Pau Preto, que era bem e frente a escola. Virava e mexia, aparecia um aluno do Guri perguntando sobre as aulas de inglês. Era muito bom trabalhar ouvindo o som do aprendizado das crianças. Violinos e flautas que desafinavam no começo, mas depois conseguiam fazer um uníssono bonito. O melhor era ver as carinhas contentes indo embora depois de uma aula do projeto.

Acho que o evento é uma ótima oportunidade para ver como a música pode transformar a vida das pessoas e o Guri é um Projeto bem sério e bacana, que dá oportunidade para muitas crianças e adolescentes fazerem sua iniciação musical de forma gratuita.

Projeto Guri no “Domingo no MAM”, em São Paulo

Projeto Guri apresentação grátis SP

Cerca de 50 alunos de sopro e percussão tocam, gratuitamente, no Museu de Arte Moderna de São Paulo nos dias 27 de abril e 04 de maio

Os alunos do Projeto Guri – programa de educação musical da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, voltado para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos – apresentam-se nos próximos domingos, dia 27 de abril e 04 de maio, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), às 11h. Ambos abertos ao público e gratuitos, os eventos terão a participação de aproximadamente 50 alunos, integrantes da Banda de Música de Itaberá – Grupo de Referência do Projeto, que alterna entre o universo erudito e popular – e da Banda de Música do polo de ensino de Avaré.

Compostos por alunos em estágio mais avançado de aprendizagem, os grupos de sopro e percussão interpretarão músicas como: Symphonic Overture, Valince, Aquarela do Brasil, Sweet Child o’Mine, entre outras.

A Banda de Música de Itaberá, que se apresenta neste domingo, 27 de abril, é um dos 12 Grupos de Referência do Projeto Guri, que contam com o patrocínio da Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP. Criados em 2010, estes grupos têm o objetivo de estimular e intensificar a formação e a qualificação musical dos guris. Hoje, o Projeto conta com formações de referência nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Ourinhos, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba, que são subdivididas em: coro, coro e percussão, grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo), camerata de cordas dedilhadas (cavaco, violão e viola caipira), orquestra, banda de música e big band.

Serviço


Data: 27/04 e 04/05, domingo

Horário: 11h

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM

Endereço: Parque do Ibirapuera - Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n° - São Paulo/SP

Projeto Guri domingo MAM SP grátis

Sobre o Projeto Guri


Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas em mais de 400 polos distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os polos de ensino localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social, ambas ligadas à Secretaria de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. O projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri


A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que, desde 1995, administra o Projeto Guri. De 2004 até hoje, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. As informações completas estão no site www.projetoguri.org.br

Vale a pena conferir a apresentação e conhecer um pouco mais do projeto.  :)
Projeto Guri www.projetoguri.org.br

* Imagens do site do Projeto Guri

Comentários

  1. Oi Vivi,
    Eu também não aprendi a tocar nenhum instrumento e tenho uma frustração por causa disso. Já as minhas filham tocam tecelão e flauta. Adorei esse projeto.
    Beijos
    Chris
    Http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe