10 coisas que seu filho de 10 anos pode fazer em casa

Vira e mexe eu vejo a mulherada reclamando que estão sobrecarregadas, cansadas, exaustas. Cuidar de filho, de casa, ser motorista, cozinheira e faxineira não é fácil. Se a mulher faz jornada dupla então, a coisa só piora.

Sempre fui a responsável pela atividade doméstica aqui em casa, mas todos colaboram para o bom funcionamento da casa desde sempre. Também sempre fiz questão de ensinar a Rafa e o Italo a cooperarem com a organização da casa e a cuidarem de suas coisas. Acredito que independentemente do gênero, isso é coisa que se ensina pra vida e pode ter certeza que seus filhos te agradecerão um dia.

Desde pequenos, a Rafa e o Italo aprenderam a organizar os próprios brinquedos e manter o quarto e a casa livres de bagunças. Guardar brinquedos, livros, sapatos, roupas. Pegou, usou, guardou é regra básica aqui em casa em todos os cantos da casa. Com o Italo esta regrinha é mais fácil de ser aplicada, ele adora organização. A Rafaela é uma bagunceira nata, mas tem aprendido na marra que ser desorganizada não é muito bom, principalmente quando se mora em uma república estudantil, rs.

Hoje o Italo perguntou se podia dobrar as roupas que eu havia acabado de recolher do varal. Mas logo ele avisou que seria do 'jeito dele'. eu não pensei duas vezes e deixei. Já percebi que muitas mães não aceitam receber ajuda nas tarefas domésticas porque os filhos / marido não sabem fazer do jeito delas. Confesso que #soudessas, mas hoje eu resolvi apostar na boa vontade do filhote e não é que ele se saiu muito bem??
Menino também ajuda
Dobrar as roupas: Porque viver em família é ser colaborativo e participar das atividades da casa. Simples assim!
Foi um momento libertador para aquele meu TOC :"Não deixo fazer porque senão vou ter que refazer a tarefa". E imagino o tanto de mãe que não sofre com isso por ai. Temos que a aprender a viver de forma colaborativa, aceitando ajuda e a delegando tarefas possíveis para todos os moradores da casa. Isto ajuda a desestressar e diminuir um pouco a pressão do dia-a-dia que não é pouca!

O Italo tem 10 anos e o que eu acho que ele já está apto a fazer:

- Dobrar roupas;
- Secar panelas e potes plásticos;
- Tirar pó;
- Passar o pano / aspirador no sofá;
- Arrumar as gavetas e manter os livros e brinquedos organizados no armário;
- Ajudar no preparo das refeições (lavar salada, ajudar a fazer o suco, etc);
-  Preparar a mesa para as refeições;
- Colocar o lixo para fora;

Estas são algumas tarefas que funcionam por aqui. E por ai, a família colabora? O que funciona na hora da organização da casa?

Comentários

  1. Olá .. amei seu blog e estamos seguindo e curtindo!

    Tb acho que tem que ser assim! Meu marido sabe fazer tudo ... obaaa! desde pequeno aprendeu tudo com a mãe .. acho super importante e útil pra vida dele mesmo no futuro até ...

    Te convido pra conhecer nosso blog e se gostar seguir e curtir .. vamos adorar!
    Ah! Tem sorteios rolando no nosso diário, passa lá pra conferir e se quiser participar!

    Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Viviane, eu sempre digo que precisamos delegar e confiar. Ou seja, delegar e deixar a pessoa fazer do jeito dela porque do nosso jeito só nós mesmas. Quando a gente delega e deixa o outro fazer da maneira dele, ele se sente seguro e orgulhoso e fica mais colaborativo. Amei o seu post.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua abordagem! Cuidar da casa é responsabilidade de todos, que devem participar ativamente, dentro de sua faixa etária. Além disso, mães de meninos têm em suas mãos a oportunidade de acabar com o machismo, com a ideia de que a mulher tem que se virar para dar conta de tudo. Não existe "serviço de homem ou de mulher". Existe tarefa a ser feita.

    Beijos!!!
    Cris Eu, eu mesma e a outra...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe