Para quem tem Câncer #OTempoCorreContra

#OTempoCorreContra Femama

Em meados de abril deste ano eu fui diagnosticada com câncer de Tireoide. Lembro que na consulta em que descobri que tinha câncer o médico endocrinologista me disse: "Vou te encaminhar imediatamente para o cirurgião de cabeça e pescoço. Vou anotar urgência no encaminhamento. Saindo daqui você deve agendar sua consulta com o cirurgião. Ligue o quanto antes no convênio." Me assustei com a urgência e tentando descontrair perguntei se o caso era muito grave. Ele me respondeu que quanto antes fosse iniciado o tratamento, minhas chances de cura seriam maiores.

Lembro da agonia que sentia ao pensar no tempo que demoraria a próxima consulta e a ansiedade para a data da cirurgia.  No começo de julho eu já estava sendo operada e no meio de agosto fiz os exames pós cirúrgicos descobrindo assim que estava curada do Câncer de Tireoide. Entre o diagnóstico e os exames finais passaram-se apenas 4 meses, mas para mim e para minha família pareceu uma eternidade. O tempo passou em slow-motion.

O tempo é fator determinante para todas as nossas ações cotidianas. Já para uma pessoa diagnosticada com câncer, ele se torna uma corrida pela vida. 

Este ano, a campanha do Femama criada para o #OutubroRosa tem exatamente este mote: Para pacientes com câncer #OTempoCorreContra. A campanha foi criada para fins de cobrança às autoridades federais para que elas façam cumprir a Lei 12.732/12, que estabelece o prazo máximo de 60 dias para início de tratamentos oncológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta lei foi sancionada em maio deste ano pela presidente Dilma Rousseff, e o prazo máximo vale para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição médica. Infelizmente este prazo ainda não é realidade para todos os pacientes atendidos pelo SUS. Só poderemos dizer que temos um sistema de saúde de qualidade quando as leis criadas para ela forem efetivamente cumpridas.

Para os pacientes com Câncer, o tempo corre contra


Para que façamos valer os direitos de pacientes com câncer é necessário que toda a sociedade se mobilize para cobrar dos órgãos competentes o cumprimento desta lei. O sentimento de quem descobre estar com câncer é um só: que o tempo corre contra a sua cura e fazer cumprir a lei pode ser um alento e uma esperança para estas pessoas. Faça parte desta luta você também! Saiba mais no hotsite da campanha:
http://www.otempocorrecontra.com.br/

Veja outros posts do blog sobre o Outubro Rosa
http://www.maedigital.com.br/search/label/outubro%20rosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe