Como vai a sua tireoide?

Tireoide é um daqueles órgãos que a gente só lembra que tem quando dá algum problema. Falar que tem tireoide para dizer que tem algum problema no órgão também é muito comum por ai. Quantas vezes você não ouviu alguém dizer que 'filha de fulana tá com tireoide'?
Hipotireoidismo Hipertireoidismo

Brincadeiras a parte, a tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que fica na base da garganta. Sua função é produzir, armazenar e distribuir hormônios que ajudam a regular o metabolismo do corpo todo.
A tireoide regula o funcionamento de órgãos como coração, cérebro, rins, fígado. Por isso é tão importante. Ela garante o equilíbrio do organismo. Nas crianças e nos adolescentes, a tireoide atua de forma direta no crescimento e desenvolvimento. Nas mulheres, interfere na fertilidade, nos ciclos menstruais. E ainda mexe com a memória, o humor, a concentração e até com as emoções.

Os hormônios produzidos pela tireoide são o T3 e T4. Se os níveis destes hormônios ficam baixos, o corpo funciona mais lentamente, condição chamada de hipotireoidismo. Se o nível de hormônios é alto, a pessoa desenvolve hipertireoidismo. A correção dos níveis hormonais são feitas através de comprimidos de hormônio e a pessoa leva uma vida normal.

E por que este papo todo sobre tireoide, Vivi??

Eu descobri que tenho hipotireoidismo há mais ou menos 8 anos. Logo  no início também descobri que tenho 3 pequenos nódulos na tireoide através do exame de ultrassonografia. Desde então faço reposição hormonal diariamente e exames de controle de hipotireoidismo 2 vezes por ano. No ultrassom que fiz no começo do ano descobri que meus nódulos dobraram de tamanho. Sem demora o endocrinologista me pediu um exame de punção da tireoide para ver se estava  tudo bem e infelizmente não está. Há um crescimento anormal de células da tireoide (proliferação papilífera) e terei que fazer a retirada da tireoide (tireoidectomia). A retirada da tireoide é necessária porque pode haver câncer no órgão, o que só ficarei sabendo após da análise da tireoide retirada.
Câncer de Tireoide
O câncer que mais cresce entre as mulheres não é o que você pensa

Quando ouvimos a palavra câncer, nos assustamos não é mesmo?? Eu fiquei em pânico. Acabei procurando sobre o assunto no Dr. Google e achei um site bacana que me ajudou a entender melhor o que está acontecendo e pelo que vou passar daqui pra frente, o Radioativos 131 (o nome é referência ao iodo 131 que é usado para fazer a iodoterapia após a retirada da tireoide nos casos de câncer). A ajuda e força das amigas virtuais Ingrid Strelow e Fernanda Ramalho que já passaram pela tireoidectomia foram essenciais. Essas duas lindas aguentaram minha sabatina durante alguns dias e estão me dando a maior força e isso me faz ver as transformações pelas quais passarei com um pouco mais de serenidade. Ainda choro muito pensando em tudo o que vai acontecer. A ansiedade está me fazendo perder cabelos, aparecer psoríase e tudo isso me deixa ainda mais estressada (psicossomática até o talo!). O apoio e compreensão da família é muito importante nesta hora, e nem tenho como agradecer o marido, que está segurando uma barra tremenda comigo, me confortando e me dando forças. As crias também estão enfrentando tudo muito bem e estão confiantes. Ter o Italo ao meu lado tentando me fazer sorrir o tempo todo, me dando aconchego e colinho, não tem preço! 

Enfim, é um momento punk, mas eu sei que vai passar. Agora é bola pra frente, enfrentar cirurgia e tudo mais que está por vir. Pode ser que eu dê uma sumida do blog após a cirurgia, mas tentarei continuar ativa nas redes sociais.

E deixo aqui o alerta: quando fizerem check up anual ou mesmo passarem pelo querido gineco, peçam o exame para conferir se está tudo bem com a tireoide. O exame é simples, com a coleta de sangue e um ultrassom no pescoço. E deixo aqui o procedimento do auto-exame, se ao faze-lo sentir algum caroço ou incomodo procure o médico endocrinologista

Auto-exame da tireoide


O câncer de tireoide não tem sintomas, mas é possível fazer um auto-exame para checar a presença de nódulos que podem ou não ser malignos. Para fazer um auto-exame de tireoide, você precisa de um espelho e um copo de água.

1. Segure o espelho focando a área do seu pescoço abaixo do pomo de Adão e acima da clavícula. Sua tireoide está localizada neste lugar.

2. Enquanto olha para o espelho, incline sua cabeça para trás.

3. Beba a água e engula.

4. Enquanto engole, olhe para seu pescoço. Procure por alguma protuberância ou nódulo.

Não confunda o pomo de Adão com a tireoide! Ela fica mais embaixo.

5. Se você notar algum nódulo, procure um médico para fazer exames e avaliar a necessidade de um tratamento.

Beijos e nos vemos por ai! :)

Comentários

  1. Muito bom Vivi!
    É um problema mais comum do que achamos e falta mesmo informação!
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, andei estudando sobre tireóide com a Ana Luiza para a prova de ciências. Eu faço os exames de rotina semestralmente e sempre faço a ultrassonografia da tireóide para o acompanhamento. É muito importante estarmos atentas aos sintomas do nosso corpo.
    Ótimo post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Antes de engravidar apareceu um nódulo na minha tireoide.... quase infartei,......no dia em que fui fazer a pulsação ela desapareceu....uffffff....sorte ou milagre???? uma semana depois descobri que estava grávida... #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post! Caiu como uma luva pra mim! Cheio de informação e serve de alerta também!
    bjos
    #amigacomenta
    www.mamaeneura.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber disse, nunca dei importância p/ esse assunto, na próxima consulta vou pedir p/ o meu médico fazer uma avaliação. Conhecer um pouco mais sobre o assunto é bom. Boa sorte na cirurgia, te cuida.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silma! E peça o exame sim! É mto importante se cuidar! :)

      Excluir
  6. Oi Vivi adorei o post!! Parabéns pela iniciativa,orarei por ti para que tenha uma pronta recuperação! bjoss!!

    ResponderExcluir
  7. É super importante fazer o exame de tireoide, pois ele revela o seu diagnostico para que você começe a se cuidar. minha sogra tinha problema de tireoide não se cuidou e acabou falecendo então quanto mais se cedo se cuidar melhor vai ser.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe