A Mãe desnecessária

Há quase um mês minha filha, Rafa -17 anos, foi estudar em outra cidade. Desde então sinto um misto de saudades, preocupação com tudo o que ela vai viver daqui em diante e tenho travado uma batalha fenomenal comigo mesma para que eu me sinta e realmente seja uma mãe desnecessária.

"Mãe Desnecessária, Viviane?? Tá louca? Mãe tem que sempre estar ali, a cria sempre precisa. Mãe é sempre necessária!"

E ai que no glorioso Facebook eu dei cara com o texto abaixo que expressa exatamente este sentimento de mãe desnecessária que estou tentando me convencer que serei / sou para Rafa daqui em diante. Lá vai:

Mãe Desnecessária

Walking like flying

A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase, e ela sempre me soou estranha. Chegou a hora de reprimir de vez o
impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara.

"Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária."

Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que significa isso.
Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.

Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.

Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. 


Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar.

"Dê a quem você Ama :
- Asas para voar...
- Raízes para voltar...
- Motivos para ficar... " - Dalai Lama"

O texto foi divulgado no Facebook sob a autoria de Nicia Luiza Tica

Vou colar este texto em todas as paredes de casa para ver se eu consigo assimilar que agora eu serei uma boa mãe se eu for uma mãe desnecessária. E espero ter feito muito bem meu trabalho para que a Rafa dê conta de tudo e consiga se virar bem sem a mamãe pajeando o tempo todo. Sei que no momento é preciso. Mas como é difícil! =S

Comentários

  1. Adorei também, Viviane!
    E concordo totalmente! Quando nos tornamos desnecessárias significa que fizemos bem nosso papel de mãe!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Viviane, adorei esse ponto de vista.
    Confesso que quando vi o título fiquei longo caraminholando sobre o que viria.
    Bjks
    http://makeviagem.blogspot.com.br/2013/04/mudancas-sempre-sao-bem-vindas.html
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, eu tb estranhei o título, mas qdo li o texto achei totalmente propício!

      Excluir
  3. Adorei o texto ! Apesar de uma batalha diária deve ser muito bom se tornar "desnecessária", sinal de que fizemos um excelente trabalho !
    Que todas possamos chegar la !
    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Sempre acreditei muito nisso e tento, agora, colocar em prática. Nem sempre é fácil, mas vale a pena ver aquele que antes era um indefeso bebezinho, andando com suas próprias pernas, fazendo suas escolhas e contando sempre com a gente.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse texto!! Procuro fazer de tudo para q me torne desnecessaria, mas daí seruma passagem despercebida temumboadistancia kkkk
    Fora q preocupação e colo de mãe não acabam nunca apenas mudam de forma.
    Bjs
    Mari
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Um desafio e tanto né Vivi!
    Vou treinar já que os meus ainda são pequenos...
    beijao e sucesso para a Rafa e paz no coração para você
    Lele

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe