A Família e a Fila do Amor

Quando comecei a ler o texto do Carpinejar (se você não conhece este blogueiro / escritor recomendo) pensei em enviá-lo a meu marido. Mas depois me vi nele também. Irei transcrevê-lo e prender na geladeira aqui de casa. Serve para toda a família.

Fila do Amor por Fabrício Carpinejar (http://carpinejar.blogspot.com.br/2012/05/fila-do-amor.html)

Quem amamos sempre deixamos para depois. Porque é da família e vai entender a urgência de nosso trabalho.
Um minutinho, meu filho./ Já te ligo, amor./ Agora estou ocupado./ É uma ligação importante.
Só que o filho cresce e para de nos procurar.
Só que o pai morre e não descobrimos o que ele queria.
Só que a esposa se cansa da solidão e pede o divórcio.
Reclamamos da fila da Previdência, da fila do SUS, da fila dos bancos. Mas os familiares vivem em fila para serem atendidos dentro de casa.
É a fila do amor que não anda. Do amor que pensa que terá tempo em seguida. O tempo adiante será o mesmo tempo de agora. A mesma falta de tempo.
Filhos pequenos são mendigos em seus quartos, esperando que você desligue o telefone, que você preste atenção.
Maltratamos quem a gente gosta com adiamentos e desculpas. A vida passa e a promessa de conversa não se realiza. E não sabemos o que o nosso menino estudou, o que a mulher criou no trabalho, o que a mãe precisava comentar sobre seu passado.
Abandonamos a família porque desejamos ter calma. Ter folga. Ter férias.
Melhor falar nervoso do que não falar. Melhor um pouquinho junto do que nada. Melhor o rascunho do que a idealização.
Interrompa suas atividades para ouvir a família. Mesmo que seja rápido. Mesmo que seja de qualquer jeito.
A conversa é do momento, a conversa é um momento.
É possível desistir de dizer. É possível perder a vontade.
Não existe como recuperar lembranças.
Cuide da família. Agora!
E ai que depois de ler o texto fiz um Mea Culpa por aqui. Muitas vezes achamos que ficando o dia todo com as crias em casa estamos lhes dando total atenção. Ledo engano. Obviamente que temos que filtrar muita coisa no dia-a-dia, se não ficamos unica e exclusivamente atendendo aos pedidos dos filhos e não fazemos mais nada na vida.

Mas quantas e quantas vezes eu dividi a minha atenção entre o noticiário, o capítulo da novela ou meu tempinho na internet com meus filhos falando alguma coisa.. E acabei  descobrindo que isso não dá certo. Perdi as contas de quantas vezes fiz a mesma perguntas para o pessoal aqui de casa sem ter absorvido a resposta por causa disso. Distribuir a atenção a mais de uma coisa ao mesmo tempo pode ser perigoso! E você pode ficar com fama de caduca ao não lembrar das respostas dos outros, do que falou, do que fez.

Nem sempre dá pra ficar com um olho no peixe e outro no gato, por mais ninja que a mãe seja. Eu  acabei aprendendo muito com meus deslizes de atenção, e agora, quando pergunto algo para meus filhos, faço questão de estar olhando para a carinha deles, voltar meu corpo na direção deles e abrir bem meus ouvidos. Também peço que respeitem quando estou com a atenção voltada para outra coisa, por exemplo quando estou escrevendo meus posts. Na medida do possível tem dado certo por aqui. Eu me sinto melhor e sinto que dou atenção a eles e também as coisas que gosto. É claro que de vez em quando ainda acontece, mas hoje bem menos. E assim vamos nos adaptando.

E por ai, a fila do amor tem muita espera, ou você administra bem?

Comentários

  1. Acho que por ter só uma filha até que consigo na medida do possível,logo nos primeiros meses o marido viveu no escanteio...rs.Agora já conseguimos arranjar um tempinho só p/ nós dois,depois que ela dorme...hehehehe.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você! A gente vive essa vida de malabarista e volta e meia nos damos conta de que estamos deixando o principal de lado. Eu toda hora me policio com isso...

    Adorei o texto!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Nem sempre consigo parar para quando o meu filho pede, mais sempre procuro fazer algo para está ao lado dele, um exemplo é que hj tirei o dia pra ficar com ele, ficamos na piscina, tomamos banhos juntos no banheiro, e agora ele tá na caminha dano do cochilo da tarde. Acho que o texto é real, deixamos sempre pra depois, e o depois pode nunca chegar.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!
    Estou o tempo todo prestando atenção na atenção q estou dando aos meus pequenos.
    Não é facil mas, toda vez q percebo q eles estão muito irritados eu paro e penso: eu abracei hj? eu conversei 5 min exclusivamente? É incrível como as birras e irritações deles muitas vezes tem a ver com a falta de atençao!

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  5. Carpintejar é maravilhoso né? Ele sabe expressar o que a gente sente de modo simples. Amo as frases de reitera dele. Sempre dizem mais que 140 caracteres. E esse texto aí merece nossa atenção, mais que uma leitura dinâmica. Estou aprendendo a concentrar minha atenção aqui em casa, mas ainda sou elétrica demais. Por ex, é madrugada, meu pequeno ta mamando em mim e eu To aqui escrevendo pra vc, "aproveitando" o tempo. Rere.

    Vou melhorar. Um beijo!


    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Não é fácil, né? Mas por aqui também tento dar 100 % de atenção por mais curto que seja o tempo a cada um. Parabéns pelo blog. Abraços.
    Bárbara Murayama
    barbaramurayama.blogspot.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. OI Vivi, é muito difícil. Eu como trabalho fora procuro aproveitar ao máximo o tempo que tenho em casa. Fico bem grudada nas cria. O marido fica meio pra depois, mas tem o tempo dele e eu procuro reservar um tempo para mim. De qualquer forma me falta tempo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe