Profissão Mãe: qual o salário de uma mãe?

Muitas mulheres optam por abrir mão da carreira e ficar em casa cuidando da família em tempo integral pois acaba saindo mais barato do que ter que pagar uma escolinha e criar toda uma estrutura para a casa funcionar para ela trabalhar fora. E ai ganhamos aquele rótulo de sermos "Só Mãe (como se isso fosse pouco)". Mas se nós, mães, fossemos remuneradas por todo o trabalho feito em casa, nosso salário poderia ultrapassar os R$4.000!!! Amigas, ficaríamos RHYCAS!!


Confira no artigo do A Tarde:


Está certo que amor de mãe não tem preço, mas o trabalho que essas mulheres exercem para garantir que esse sentimento todo se transforme em “filhos bem criados” e uma casa aconchegante pode, sim, ser dimensionado – como propôs o site internacional de finanças Salary.com. E vamos logo avisando: sairia bem caro se resolvessem remunerá-las pelos serviços prestados.
Valorização - O artigo Trabalho Reprodutivo no Brasil, das pesquisadoras Hildete Melo e Marta Castilho, aponta que a inclusão dos afazeres domésticos no PIB do brasileiro significaria, aproximadamente, 10% a mais no valor total.


"O fato de ser um trabalho não pago não quer dizer que não contribua para a produção de riquezas do País. A vida cotidiana de todos depende dessa infraestrutura dada pela dinâmica da família e da casa”, explica a subsecretária de Política para as Mulheres da Presidência, Tatau Godinho.

As donas de casa, em geral, dedicam mais de 20 horas semanais aos trabalhos domésticos, sendo que 27% delas exercem essa função por, pelo menos, 41 horas semanais, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2009).

No total, 27 milhões de mulheres em idade ativa “não estavam com ocupação no mercado de trabalho nem em busca de um emprego, e realizavam tarefas domésticas” – ou seja: eram donas de casa. Isso representa 36,48% das mulheres do País com mais de 16 anos.

Pesquisa do Dieese com donas de casa sem inserção profissional, em Salvador e São Paulo, apontou que elas se sentem discriminadas. E que, muitas vezes, o trabalho doméstico é desvalorizado até pela própria família. Então, se ainda não escolheu o presente da sua mãe, lembre: domingo, hoje em especial, é um bom dia para uma folga!


Profissão mãe: quanto custaria este serviço? - Tássia Correia Raul Spinassé | TARDE
(http://atarde.uol.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5836213&t=Profissao+mae:+quanto+custaria+este+servico?)

Neste post também já falei sobre a Profissão de Mãe http://www.maedigital.com.br/2011/02/profissao-mae.html

Comentários

  1. OI Vivi, vou passar esse post para o meu marido e ver se ele me contrata.
    Adorei o post.
    Um Dia das Mães maravilhoso para você.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer o mesmo, rs.
    E essa conta foi até subdimensionada, se formos ver mesmo é mais que isso...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe