Dia Mundial da Luta contra a Meningite

meningite é um assunto de interesse geral, pois infelizmente muitas pessoas ainda não sabem reconhecer os sintomas, confundem com gripe e não procuram seus médicos para uma avaliação correta. Então, quanto mais pessoas informadas sobre a doença, melhor para todos.


A meningite é uma doença que apavora 10 entre 10 mães. A gravidade, difícil diagnóstico e a possibilidade de sequelas que a doença pode deixar nos tira o sono. Com a entrada das estações mais frias do ano esta preocupação dobra, já que  doença, que pode ser de origem bacteriana ou viral, tende a aparecer mais nesta época do ano, por conta da aglomeração de pessoas em ambientes pouco ventilados. A boa notícia é que atualmente existem vacinas para a prevenção da meningite bacteriana e esta é a segunda forma mais importante de prevenção da doença. A primeira é a informação.

Ação Global para a luta contra a Meningite marca Dia Mundial da doença


O Instituto Pedro Arthur, primeira e única organização brasileira que trabalha no combate à meningite, realizará uma mobilização para marcar o Dia Mundial da Meningite, dia 24 de abril, a partir das 10h30, no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Pedro Atthur é o símbolo da luta contra a Meningite (via @institutoIPA)

Com o mote “De Mãos Dadas Contra a Meningite”, a ação tem como objetivo chamar a atenção da população para o direito de buscar informações e ampliar o conhecimento sobre a doença, sobretudo, sua prevenção. A iniciativa será uma das várias ações que ocorrerão em todo o mundo para marcar a data com o objetivo de reunir as pessoas para “Dar as Mãos” na luta contra a meningite.

No Brasil, o evento será promovido pelo Instituto Pedro Arthur, em parceria com a Confederação das Organizações de Meningite (CoMO), com o apoio da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Novartis, e contará com a presença do Pedro Arthur, símbolo nacional da luta contra a Meningite. Na ocasião, além de darem as mãos pela causa, as pessoas presentes no Cristo Redentor receberão camisetas da campanha e panfletos informativos sobre a doença.

Quem não puder comparecer ao Cristo Redentor, poderá participar da ação unindo as mãos na comunidade online do CoMO, pelo site www.comoonline.org. A meta é unir 1 milhão de pessoas em todo o mundo – aproximadamente o número estimado de pessoas que terão meningite bacteriana este ano.

O presidente do Instituto Pedro Arthur e pai de Pedro Arthur, Rodrigo Diniz, diz que “O Instituto Pedro Arthur tem o compromisso de erradicar a meningite no Brasil. O Dia Mundial da Meningite é uma oportunidade de conscientizar a população de que a doença pode ser mortal ou causar invalidez permanente em poucas horas. As pessoas precisam conhecer os sinais e sintomas, a importância do tratamento emergencial e o papel preventivo das vacinas. Qualquer pessoa pode ter meningite. Permitir que a sociedade conheça a doença significa salvar vidas”.

“De Mãos Dadas Contra a Meningite”
Data: 24 de abril
Horário: a partir das 10h30
Local: Cristo Redentor
Endereço: Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho – Rio de Janeiro / RJ

Sobre o Instituto Pedro Arthur

Instituto Pedro Arthur é a única organização brasileira que trabalha no combate à meningite
Criado em 2006, o Instituto Pedro Arthur (IPA) visa alertar sobre os riscos causados pela meningite, como se prevenir e informar a população sobre o direito ao acesso a medicamentos e equipamentos médico-hospitalares.
Na luta pela erradicação da meningite no Brasil, o Instituto Pedro Arthur lançou um abaixo assinado na internet para que o Governo Federal implante a vacina contra a meningite bacteriana no calendário nacional de vacinação.

Siga e compartilhe os perfis sociais do Instituto Pedro Arthur:
Twitter: https://twitter.com/#!/institutoipa
Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoPedroArthur


Então se você é do Rio de Janeiro e puder dar um pulinho do Cristo Redentor para acompanhar o evento, será bem bacana. Se não puder ajude a mobilização nas redes sociais usando a tag #BrasilSemMeningite e
acesse também site da CoMO. A entidade promoverá uma ação digital, chamada “Join Hands Against Meningitis In Our Virtual Community”, que pretende unir mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Acesse o site e ajude o Brasil a ser o país com o maior número de participantes.
www.comoonline.org

Comentários

  1. Eu sou mãe e meu filho morreu no dia 20/10/2011 de meningite aos 15 anos e tambem foi erro medico. e quero tambem lutar pela vacina gratuita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe