Bullying parental

Os pais podem dar uma de Troll Face?
Por que os pais, irmãos, tios e afins insistem em constranger seus filhos, irmãos, sobrinhos na internet? Ser famoso na internet vale mais do que a integridade emocional da criança?

Nos grupos de mães que participo na internet, é muito comum a discussão sobre a exposição dos filhos na internet. As mamães sempre estão preocupadas com o que postar, se devem ou não vão expor seus filhos, se quando crescerem eles vão gostar daquele relato do primeiro xixi no vaso, sobre coco mole, prisão de ventre, birras expostos ali em um blog pra quem quiser ver.

Na maioria das vezes, estas exposições são feitas para um bem maior, pois a mãe que está relatando uma vivência, com a qual obteve uma experiência e que pode ajudar outras mães que passarão por aquilo também. Este tipo de exposição é completamente perdoável, penso eu.

Mas como explicar os pais que expõem seus filhos ao escárnio dos outros? A primeira vez que pensei sobre isso foi há alguns anos, quando vi no Programa da Eliana, no SBT, o vídeo de um menino chorando convulsivamente porque achou que tinha matado um passarinho.

Depois foi o vídeo do menino dizendo que ia morrer porque havia cortado o cabelo.

Esta semana já foram dois: A menina que pede ensandecidamente Rivotril para a mãe (leiam a explicação do porquê do vídeo na descrição no Youtube, o soneto saiu pior que a encomenda) e agora o menino sendo perseguido por dezenas de galinhas.


O que um pai / mãe destes tem na cabeça quando posta um vídeo de seu filho (a) na internet? Eles querem ajudar alguém com esta situação? Claro que não! Para mim isto é Bullying parental. É claro que muitos de nós fazem pegadinhas com os filhos em casa, e morremos de rir com várias situações, mas é um momento, que na minha opinião, deve ser guardado pela família, não deve ser exposto na internet, e muitas vezes nem contada para parentes, principalmente se a criança não curtiu o momento. Este constrangimento pode ser uma marca que seu filho pode levar pelo resto da vida dele. Pense nisso!


Comentários

  1. Lembro dos meus pais contando para os sete ventos o meu medo de ETs e como eu fiquei assustada quando tive minha primeira menstruação. Até hoje alguns parentes vem me lembrar das histórias de "fiasco" quando diziam que um ET estava me perseguindo.
    Eu já tive um blog, mas o deletei por medo que em um dia ruim, eu acabasse falando algo sem pensar e que fosse virar piada nacional, constrangendo minha família. Nem preciso enfatizar que sou extremamente contra esse tipo de exposição, que ridiculariza a criança. Não sei o que vai ser dessas crianças quando crescerem, só desejo que elas tenham um bom psicólogo a sua disposição. =/
    Grande bju!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa reflexao. Penso muito sobre ofortalecimento da auto estina das pessoas e os pais rem uma responsabilidade crucial sobre a formacao dela nos fikhos. Parabens! Feliz Pascoa.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa reflexao. Penso muito sobre ofortalecimento da auto estina das pessoas e os pais rem uma responsabilidade crucial sobre a formacao dela nos fikhos. Parabens! Feliz Pascoa.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Eu nunca teria coragem de expor meu filho a um ridiculo desses, um video engracado de um bebê sorrindo ou dancancando eu nao vejo nada demais, mas mostrar o sofrimento de uma crianca como se fosse uma piada eh demais pra mim...aff Bom post!

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro deste vídeo do passarinho, eu chorei de pena do menino e quando comentei no mural do meu amigo que havia divulgado, ele reviu o vídeo e morreu de pena tbém...
    Eu nunca teria a coragem de fazer isso com os meus...
    Minha mais velha é a Magda em pessoa, fala cada absurdo, nós morremos de rir dela em casa,mas só dividimos com mais alguém se ela permite, fica constrangida e com muita vergonha...
    Tbém não vejo razão em fazer algo assim.
    Grande bj,Vivi e boa semana!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe