Brincadeira: Corrida silábica

Brincar estudando, tudo a ver!


Estes dias o Italo estava brincando com um vizinho aqui no quintal do prédio e de repente eles inventaram uma brincadeira muito interessante na qual eles falavam palavras aleatórias e tinham que contar as sílabas dando passos: Italo falava SORVETE e Gabriel teria que dar passos que correspondessem as sílabas das palavras. A Rafa viu a brincadeira e achou bem interessante e me avisou.
Imagem daqui


Fiquei os observando por vários minutos os dois brincando e vi que eles não seguiam nenhum tipo de regra e não tinham um objetivo, era "Just for Fun" ou um brincar desestruturado (lembrei da @samegui .-.). Achei a ideia muito bacana e percebi que com algumas regrinhas e objetivo, a brincadeira se tornaria ainda mais interessante e podeira dar uma super força nos estudos. Então parti para a estruturação da brincadeira e a primeira coisa que pensei foi no nome: Corrida Silábica.

Dando estrutura para a Corrida Silábica

Podemos escrever várias palavras em papéis ou recortar figuras, dobrá-los e colocá-los em uma caixa ou pote. Cada participante tira um papel e anda o número de casas da sílabas da palavra. Também podemos contar com um caminho demarcado no chão com giz, ou com uma amarelinha de pano, EVA, plástico, daquelas que dá para brincar dentro de casa.
Imagem daqui

A brincadeira pode ser ainda mais rica, conforme o grau de conhecimento dos participantes: podemos pedir a classificação (monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba), propor um desafio que dobra os pontos, pedindo a classificação da sílaba tônica (palavra é oxítona, paroxítona, proparoxítona) e o que mais a imaginação mandar.

Fácil, né? Agora é colocar a molecada para brincar!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe