Ser voluntário vale a pena

“É sempre bom fazer o bem, ser solidário e participativo com as pessoas à sua volta e com a sua comunidade. Faz parte da natureza humana colaborar com o outro, dentro das suas possibilidades” (Olga Inês Tessari – Psicóloga)

Hoje, dia 5 de Dezembro, é o dia Internacional do Voluntário e a querida @samegui me convidou para falar um pouquinho das minhas atividades como voluntária e entrar na campanha Ser Voluntário Vale a Pena.



Minha história com o voluntariado começou lá na minha infância em Indaiatuba. Meu pai é daquele tipo de pessoa que conhece todo mundo e está sempre a postos para ajudar. Me lembro que em alguns finais de semana ele dedicava uma parte do tempo que tinha para ir à Casa do Caminho levar um pouco da sua alegria para crianças que moravam lá por conta de problemas familiares, e sempre que possível, eu e meus irmãos íamos com ele.

Nos meus empregos também sempre tive contato com o voluntariado e sempre foi muito gratificante. Levar alegria para os velhinhos do Lar Emmanuel, aos portadores de HIV do Lar São Francisco, ou entregar ovos de páscoa, feitos com os alunos da escola de idiomas em que trabalhava, para crianças de creches e comunidades carentes sempre foi uma grande alegria e aprendizado.

Quando me mudei para Guarulhos comecei a participar do Centro Comunitário do bairro, e há alguns anos sou membro da Associação de Pais das escolas dos meus filhos. Pois é, participar da APM é também uma forma de voluntariado, e além de ajudar toda a comunidade escolar você pode acompanhar ainda mais de perto o desenvolvimento do seu filho, conhecer o ambiente e as pessoa com quem ele convive diariamente e ajuda a fazer uma escola melhor.

Também podemos fazer muito trabalho voluntário online, compartilhando nossas experiências e conhecimentos através dos nossos blogs, ajudando em fóruns da internet, dando uma palavra amiga para quem precisa. Existe até um projeto de Voluntariado online http://www.voluntariosonline.org.br/publica/voluntariado_online.jsf
Para colocar no mural do seu Facebook

Não importa se é na vida real ou na virtual, se você dedica muitas horas ou alguns minutos, o importante é que você faça isso com boa vontade e com o intuito de melhorar a qualidade de vida de outras pessoas. Um pequeno gesto, um pouquinho de tempo, compartilhar algo que você sabe, pode transformar muitas vidas. Por isso que ser voluntário vale muito a pena!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe