Professores são educadores e não babás

A tercerização da educação dos filhos, isto é, colocar a responsabilidade de educar seu filho nas mãos da escola, do estado. Este é um tema recorrente de muitas e muitas conversas minhas com os amigos, familiares, professores das escolas dos meus filhos e amigos das redes sociais e grupos que participo. Outro dia, assistindo ao quadro Conselho Escolar do Fantástico, eu, a @samegui e outras mães (algumas delas professoras), falávamos sobre esta tercerização e a importância da parceria da família com a escola.

A revista Veja fez uma entrevista com Ron Clark, um professor americano de 39 anos que escreveu um artigo que foi o 2º mais compartilhado do Facebook em 2011, e conseguiu mais de 600.000 joinhas. O artigo escrito por Ron tem o título "O que os professores realmente querem dizer aos pais" foi feito a pedido da rede de TV CNN e fala exatamente sobre a relação da família com a escola atualmente.

"O artigo descreve um cenário de guerra, travada entre pais e professores. Na visão de Clark, os pais vêm transferindo suas responsabilidades para a escola, sem, contudo, aceitar que seus filhos se submetam de fato às regras da instituição. Por isso, assim que surge a primeira nota vermelha ou uma advertência, invadem a sala de aula culpando os professores – a pretexto de preservar a reputação e o orgulho de seus filhos."

A sociedade se transformou. Hoje, vemos pais muito jovens, temos adolescentes que se veem obrigados a criar uma criança sem ao menos estarem preparados para isso. São pessoas imaturas. Por outro lado, temos famílias abastadas, em que pais trabalham fora e são bem-sucedidos profissionalmente. Pela falta de tempo para lidar com os filhos, empurram toda a responsabilidade da educação para a escola, mas querem ditar as regras da instituição. Ou seja, eles querem que a escola eduque, mas não dão autonomia a ela.
escola família educação

Na entrevista, Ron fala sobre como os pais procuram poupar seus filhos das frustrações hoje em dia.

Hoje, existe uma preocupação grande com a autoestima da criança. Por isso, muitas pessoas se veem obrigadas a dizer aos pequenos que eles fizeram um ótimo trabalho e que são brilhantes, mesmo quando isso não é verdade. Essas crianças deixam de aprender que é preciso se esforçar muito para conseguir bons resultados. No futuro, elas não terão sucesso porque, em nenhum momento, exigiu-se excelência delas. Precisamos estar mais atentos à excelência acadêmica e menos preocupados com a autoestima das crianças.
 E sobre a responsabilidade da família e da escola na educação de nossos filhos:

É possível determinar quando termina a responsabilidade dos pais e começa a da escola? As duas partes precisam trabalhar em conjunto. Os pais precisam da escola e a escola precisa do apoio da família para realizar um bom trabalho. [...] Os professores precisam respeitar os pais, porque eles são parte fundamental na educação de uma criança.

Aqui deixo os links para a entrevista completa da Veja com Ron Clark http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/pais-e-professores e o artigo original de Ron Clark para a Rede CNN http://edition.cnn.com/teachers-want-to-tell-parents

Que este artigo sirva de inspiração para quem ainda não firmou esta parceria e de reflexão para analisarmos como estamos fazendo esta parceria com as escolas dos nossos filhos.

Espero que a cada dia, famílias e escolas valorizem ainda mais a importância desta ação para o crescimento e estruturação da Educação no nosso país.

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe