Google descontinua widget seguidores (Friend Connect)

Lendo o blog Google Discovery me deparei com a notícia de que o Google vai descontinuar, cancelar, suspender o uso do Google Friend Connect ou a caixa de Seguidores como é mais conhecido por ai.

Sei que muitas mamães blogueiras utilizam o recurso para sorteios, por isso é bom ir se preparando. No lugar do Friend Connect podemos usar o widget do Google+, a nova rede social do Google, que agora tem recurso de criação de páginas e nos dá a possibilidade de continuar com os seguidores do blog, mas ainda não se sabe se haverá os recursos de newsletter e enquete que existem no Friend Connect.

Google descontinua Knol, Wave, Friend Connect e outros produtos

O Google voltou a anunciar, nesta terça-feira, mais uma nova onda de produtos que serão descontinuados nos próximos meses. De acordo com a gigante de Mountain View, esta terceira rodada de cancelamentos atingem os produtos:


Google Friend Connect – Recurso social que permitia adicionar funções sociais a websites. Os usuários atuais do serviço podem substituir o produto pelos selos de páginas do Google+. Friend Connect será cancelado em Março de 2012.
Para quem quiser ir se adiantando e criar uma página do Blog no Google+, ai vão alguns links de referência:

Como criar uma conta no Google+
http://gfsolucoes.net/como-criar-uma-conta-no-google-plus-a-rede-social-do-google/

Como criar uma página para seu blog no Google+
http://www.dicasparablogs.com.br/2011/11/como-criar-paginas-no-google-para-o.html

Como colocar um badge do Google+ no seu blog
http://googlediscovery.com/2011/11/10/google-disponibiliza-badges-para-websites/

Eu já criei a página do meu blog. Clica no +1?


Assim que eu souber de mais novidades sobre as mudanças posto por aqui.

Acompanhem o Google Discovery para ficar por dentro das novidades do Google.

*Imagem TechShout




Update 06/03/2012: Google Friend Connect chega ao fim


Muitas devem ter percebido que o widget Seguidores parou de funcionar no começo do mês. Se seu blog é hospedado no Blogger ele ainda aparece e novos membros são adicionados, mas o painel administrativo, por onde é possível criar enquetes e enviar newsletter, não aparece mais.

Para quem optou por ter domínio e hospedar o blog em outro servidor o widget simplesmente desapareceu.

Ainda não se sabe se haverá como exportar os contatos do Google Friend Connect, que seria de grande valia. Deixo com vocês o link do post do Gerenciando Blog com todas as dicas do que fazer daqui pra frente  http://www.gerenciandoblog.com.br/2012/03/o-fim-do-google-friend-connect.html

Se você segue o Mãe Digital no Google Friend Connect, peço que:


Curta a página no Facebook http://www.facebook.com/MaeDigital

Siga o perfil no Twitter https://twitter.com/#!/maedigital

Obrigada!

Comentários

  1. Vai ter como passar os seguidores atuais direto para a página do G+? Se sim, ótimo senão, acredito que quem tem milhares de seguidores, vai ficar muito ferrado em ter que recomeçar do zero.

    ResponderExcluir
  2. Esclarecedor Vivi! Vou passar o seu link para amigas que utilizam mesmo para os sorteios e depois volto aqui para fazer o be-a-bá porque sou lenta!!! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Viviane,
    obrigado por citar o artigo que escrevi no GF Soluções.
    Achei bem estranho descontinuar esse serviço, mas vamos ver se vem algo pra melhorar.
    abraço.

    ResponderExcluir
  4. Também tenho a mesma dúvida da Fernanda, porque agora que o meu blog tá crescendo e tem vários seguidores, resolveram cancelar. :(

    ResponderExcluir
  5. eu nao consegui usar o google+ ainda direito, me cadastrei e td dia recebo e-mails de avisos que estão me incluindo como amigo, gente que nunca vi na vida #medo hehe obrigada pela dica agora terei que aprender a usa-lo.
    babidorafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivi!
    Cheguei até aqui através da Ana Paula.
    Valeu as dicas e esclarecimentos.
    Bjão
    Débora

    ResponderExcluir
  7. Viviane, se no meu blog tem o +1, é porque eu já tenho conta no Google né? sou muito lenta fiquei com duvida!
    se você puder espiar meu blog eu agradeço, o link é esse: http://donamaricotafeliz.blogspot.com/

    bjocas

    ResponderExcluir
  8. é isso mesmo Cléo. Todos que tem conta Google tem o G+ automaticamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe