As pérolas que nossos filhos soltam

Italo: Mamãe, quando você está longe de uma pessoa, sabe como faz para ficar junto sem viajar?
Eu: Não, como?
Italo: É só as duas pessoas olharem a lua ao mesmo tempo e pensar um no outro. Ai eles estarão juntos.
Eu: OWNNNNN!

Italo: Mãe quem é responsável (pela escolha) pelo sexo dos bebês?
Eu: Oi? (hahahaha)

Você já pensou em anotar as frases engraçadas, de curiosidade, geniais que seu filho fala? Pois este é  um ótimo recurso para se comunicar verdadeiramente com sua cria.. E ainda poder ter aqueles gostosos momentos de saudosismo quando eles crescerem que com certeza renderão boas risadas e até algumas lágrimas.

Confira o artigo da Rosely Sayão para o Folha Equílibrio:


Ouça Bem

Fique atento para gravar frases incríveis que as crianças dizem e ainda aprender mais sobre si mesmo

Ouvi uma avó lamentar, recentemente, o fato de não ter registrado por escrito as coisas que seus filhos, hoje adultos, falaram quando crianças.

É verdade: um bom ouvinte é capaz de reconhecer frases sensacionais criadas por crianças e histórias simplesmente encantadoras que elas nos contam. É impressionante como elas são capazes de expressar o que sentem e pensam de maneira genial, criativa.

Devo concordar com essa avó: é uma pena termos perdido a memória de muito do que já ouvimos de filhos, alunos, netos e outras crianças com quem convivemos.

Uma professora de educação infantil tem o costume de escrever em um caderno tudo o que escuta de seus alunos e julga digno de nota. De vez em quando, ela relê esse material e se emociona com tudo o que já testemunhou.

Essa é uma dica para quem tem filhos pequenos: anotar as frases que merecem ser lembradas e, mais tarde, presentear o filho com esse caderno de registros. 
Pensando bem, um ouvinte atento não apenas grava na memória frases incríveis como essa, mas também reflete sobre o que escuta e aprende muito a respeito de si mesmo e de como se relaciona com o mundo infantil e com as próprias crianças.

Ouvir as crianças, pensar no que dizem, ficar atento à maneira como elas combinam sentimentos, imagens e pensamentos e traduzem isso em palavras é um ótimo recurso para se comunicar verdadeiramente com elas.

Artigo da psicóloga ROSELY SAYÃO para o Folha Equilíbrio http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq3008201113.htm (para assinantes) Leia o artigo na íntegra aqui

Achei a ideia do caderninho de anotação muito legal. E você, anota as pérolas que seu (s) filho(s) solta(m)?

Comentários

  1. Olá Viviane!
    O blog me ajuda muito com isso.
    Já citei muitas pérolas da Ana e ainda vou registrar as da Julia.
    Ótimo post.
    Beijão
    Nathália Martins

    ResponderExcluir
  2. As crianças são mesmo geniais! Obrigada pela visita Nathália!

    ResponderExcluir
  3. Viviane, que bonitinho o Ítalo! Babei!
    Eu sempre anoto as frases de Caio no blog, mas tenho que tirar uma horinha para passar tudo pra um caderno. Quero montar um livro chamado "As suas frases" e dar a ele de presente qd ele fizer 18 anos. Brega, né? rs Mas iria adorar se minha mãe tivesse feito isso. hahaha

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Tenho um blog também para registrar as peripécias dos meus três filhos. O nome é www.tresfilhosdefrancisco.wordpress.com Se quiser conhecer dá uma entrada lá!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe