Alfabetização - Sem pressa e sem pressão

O ensino formal de leitura e escrita e o trabalho com números podem ser iniciados aos sete anos sem prejuízo algum para a vida escolar futura dessas crianças. Por que tanta pressa? Saber ler, escrever e contar antes dos seis, sete anos não significa absolutamente nada. (Rosely Sayão)

Hoje é Dia Internacional da Alfabetização e compartilho partes do texto de Rosely Sayão sobre a ansiedade que nós pais temos ao querer que nossos filhos leiam e escrevam tudo o mais rápido possível. Mas para quê? Qual é a pressa? Por que tanta pressão?

Aqui em casa a Rafaela aprendeu a ler com quase 7 anos, já estava na 1ª série e lembro que também fiquei ansiosa, mas a professora me tranquilizou dizendo que cada criança tinha seu 'insight', seu tempo. E assim foi, quando menos esperavámos ela começou a ler direitinho e sentia prazer em fazê-lo. Quando trazia livros para casa era uma festa! Já com o Italo eu não tive tempo de ficar ansiosa, ele começou a ler e a escrever com 3 anos e meio!

Se você estiver no processo de alfabetização ai na sua casa, tenha paciência, segure a ansiedade e estimule e incentive seu filhote. Cada criança tem seu tempo, os meninos, muitas vezes demoram um pouquinho mais, e o ideal é que a criança sedimente o seu aprendizado aos poucos.

"Quem se alfabetiza com sentido, ou seja, quem entende primeiramente a função social da leitura e da escrita, não se esquece com essa facilidade." (Rosely Sayão)

Confira o artigo:

Na pressa e na pressão.

Por que tanto desespero? Saber ler, escrever e contar antes dos seis ou sete anos não quer dizer nada

Recebo muitas perguntas e dúvidas de pais que têm filhos com seis anos, mais ou menos.
Várias mensagens chegam em tom quase desesperado. O motivo? O processo de alfabetização dos filhos.

Vamos tentar acalmar esses pais com alguns esclarecimentos importantes para que, um pouco mais tranquilos, eles não pressionem tanto seus filhos. De partida, é bom avisar: a criança tem tempo de sobra para se desenvolver nesse processo. Qual o prazo? No ensino fundamental, com duração de nove anos, esperamos que a maioria dos alunos esteja alfabetizada ao final do segundo ano.

Acontece que muitos pais foram convencidos pela sociedade de que é melhor a criança aprender o mais cedo possível a ler, escrever e trabalhar com números. Não é? Já temos inúmeros estudos e pesquisas apontando que crianças precocemente introduzidas no ensino formal não se mostram, no futuro, mais avançadas nos estudos. Além disso, até demonstram menor curiosidade pelos estudos e menos criatividade nos trabalhos escolares do que suas colegas que se dedicaram a brincar nos anos da primeira infância.

Tem mais: as crianças massacradas por escolas e famílias para a vida escolar no estilo acadêmico antes dos sete anos desenvolvem mais doenças resultantes da ansiedade e da pressão, tais como estresse, desatenção, distúrbios alimentares e do sono, entre outras.

Quem se alfabetiza com sentido, ou seja, quem entende primeiramente a função social da leitura e da escrita, não se esquece com essa facilidade.

O que significa muito no futuro desenvolvimento do chamado processo de letramento é a criança aprender, desde bebê, o prazer da leitura. Contar histórias para ela, dar livros bonitos para ela brincar e "ler", conversar bastante com ela para que amplie seu vocabulário, ouvir com atenção as histórias que ela gosta de contar e brincar com os sons das palavras são alguns exemplos de como os pais podem ajudar no desenvolvimento de seus filhos.

Mas sem pressão, por favor!
As crianças agradecem.

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)


Você pode ler o texto na íntegra no Blog da Adriana do qual o texto foi copiado.
http://criancasdasestrelas.blogspot.com/2011/09/materia-sobre-alfabetizacao-na-pressa-e.html

PS: Por falar em Educação, no próximo domingo vai ao ar o programa Papo de Mãe sobre métodos de ensino, do qual eu participei com meus filhotes. No blog você fica sabendo como sintonizar o canal Brasil http://www.papodemae.com.br/

Comentários

  1. Oi Vivi,
    sucesso total no Papo de Mãe. Parabéns pelo post e pelo programa
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe