Mostre ao seu filho que #EstudarValeaPena

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.         (Paulo Freire)
Hoje, dia 11 de Agosto, é o dia do estudante e infelizmente não há muito o que se comemorar. A evasão escolar no ensino médio chega a  quase 20% da população de 15 a 17 anos. A falta de interesse pela escola é apontado como o principal motivo que leva o jovem brasileiro a abadonar os estudos no ensino médio. (Fonte)

Conversando com minha filha hoje de manhã tive a confirmação. Segundo os professores da escola estadual em que ela faz o 2º ano do Ensino Médio, a evasão escolar nesta fase é algo assombroso: de 10 a 12 salas que terminam a 8ª série (cerca de 500 alunos), cerca de 5 concluem o 3º ano (aproximadamente 200 alunos).

"Existem outras formas de aprender, além do quadrado da sala."
Josely Henriques, coordenadora da escola Sen. João Cleofas de Oliveira, em Vitória de Santo Antão
Hoje em dia muitos recursos são usados nas salas de aula para deixar o conteúdo mais interessante, assim se aproximando mais do adolescente: filmes, noites da poesia, música e vídeos feitos pelos alunos a partir de determinado conteúdo proposto pelo professor.  Vejo muitos professores apanhando para aprender a mexer na internet e poder interagir com seus alunos. O MEC também criou o programa  Ensino Médio Inovador,  que visa incentivar atividades integradoras a partir da flexibilização da grade curricular e vem sendo implementado em algumas escolas com grande sucesso, como é o caso da Escola Senador João Cleofas de Oliveira na Zona da Mata Pernambucana, que conseguiu diminuir a evasão escolar dos jovens e ainda ajudou famílias com cursos ministrados na escola (leia aqui).

Acredito que programas como este podem fazer a diferença em relação a evasão escolar, mas, na minha opinião, o que vai virar o jogo de verdade é a participação dos pais neste processo. A presença dos pais nas escolas, acompanhando o desempenho dos filhos, conversando com os professores, coordenadores e diretores, cobrando dos governantes, se envolvendo na educação é o que realmente vai alavancar a qualidade do ensino público.

Hoje é dia da Blogagem Coletiva "Estudar Vale a Pena" e dos vários blogueiros que aceitaram esta proposta sei boa parte são pais que não tem filhos em escolas públicas, mas mesmo assim estão conscientes de que a educação é a grande responsável pela tranformação da nossa sociedade e a evasão escolar é um saldo negativo para todos nós.

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
 
Saiba mais sobre o Concurso 'Estudar Vale a Pena

Leia outros posts da Blogagem Coletiva Estudar Vale a Pena


* Este texto é parte da blogagem coletiva #estudarvaleapena , promovida pelo Instituto Unibanco para saber mais clique aqui .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe