O vínculo entre mãe e bebê transforma o Futuro

Durante a gestação, a mãe já começa a cultivar uma relação de amor e carinho com o seu bebê, que servirá de base para todas as futuras experiências amorosas na vida da criança. Quanto mais forte esse vínculo mamãe-bebê, melhor o bebê se relacionará consigo e com o mundo à sua volta.
Vínculo que nasce no toque, cresce na vida e transforma o futuro.

Na última 6ª feira eu e mais 20 meninas da Blogosfera Materna fomos convidadas pela Rede Mulher e Mãe para participar de um encontro na Natura para um bate-papo sobre vínculo que é o mote da nova campanha da linha Mamãe e Bebê, que está emocionante e linda, e começará a ser veiculada em breve na TV.


O bate-papo super interessante e muito informativo foi conduzido pela Glau e a Calu da Rede Mulher e Mãe, a Kika e a Luciana da Natura  e o Dr. Fernando José de Nóbrega, Presidente da Academia Brasileira de Pediatria, e consultor da Natura há mais de 20 anos.

Vínculo com a mãe - a amamentação: dentre inúmeros benefícios do aleitamento materno, está também a questão social dele: crianças mais seguras de si, confiantes, amorosas e cidadãos profundamente comprometidos com o bem estar social do nosso país e do mundo!
A amamentação é uma das formas de se estabelecer o vínculo da mãe com o bebê filho, mas melhor ainda é quando este vínculo é estabelecido desde a gravidez. De qualquer forma nunca é tarde para criar uma energia de confiança, carinho e amor entre você e seu filho, não é mesmo?

Foram citados inúmeros benefícios do vínculo entre mãe e filho, porém o que deixou todas as mulheres presentes no encontro surpresas foram os dados citados sobre a falta e a dificuldade que algumas mães tem em construir vínculos com seus filhos. Algumas causas identificadas são bastante tristes:

- 34% de mães de crianças de 0 a 3 anos acham que o vínculo da mãe e filho não é importante; O número de mães q não tem vinculo c/ as crianças é elevado nas classes altas e baixas;

- Muitas mulheres lutaram contra a licença maternidade de 6 meses pois não achavam importante ficar mais tempo com seu bebê em casa;

- Existem várias causas para a ausência de vínculo mãe/bebê: doenças da criança, mau relacionamento com a família, gestação complicada, etc

- Mulheres que tiveram problemas parentais tem dificuldade de cultivar vínculo;

- Mulheres com problemas de vínculo não conseguem amamentar; Algumas não conseguem sentir o bebê mexer;

A falta de vínculo entre mãe e filho ocorre em todas as camadas da sociedade e o envolvimento da família é super importante na criação deste vínculo e também nas tentativas de reconstrução dele.


Após esta conversa que nos faz enxergar definitivamente que mãe não é tudo igual, e um delicioso almoço, fomos conhecer o belo espaço e a fábrica super moderna da Natura. O Espaço verde é impressionante, não há como não sentir paz ao olhar a linda paisagem a nossa frente.
Imagine ver todos os dias esta linda paisagem? (Foto Liana do @Maternidadeles)

Mas a vedete do passeio foi o Berçário que a Natura mantém, totalmente gratuito, para os filhos das funcionárias da empresa. São 190 crianças fofas, de 6 meses a 4 anos, que são bem cuidadas enquanto suas mães estão trabalhando na Natura. Na fase de lactação, a mãe pode amamentar seu filho a vontade e as que não amamentam também poder ver o filho em alguns momentos do dia.

Muitas mães estavam passeando no pátio com seus filhotes no horário de descanso. Imagine poder levar seu filho para o trabalho todos os dias, saber que ele está sendo bem cuidado, que tem toda a assistência ncessária, com uma área verde LINDA e que você ainda pode dar um beijinho nele quando sentir vontade? Ah, se todas as empresas fossem assim!...


No final fomos a loja Vip da Natura onde podemos conhecer todos os produtos produzidos pela empresa e experimentá-los. A mulherada nem gostou né?

E também ganhamos uma bolsa exclusiva com os produtos da linha Mamãe e Bebê e a Revista da Rede Mulher e Mãe que é uma delícia de ler! Adorei tudo!

Parte das Blogueiras que participaram do Bate-Papo #vinculommbb na Natura. Esta foto foi tirada na chegada, não estava toda a mulherada ainda

E esta no final do dia com todas presentes

Os blogs que participaram: Mamãe tá Ocupada, Vinhos, viagens, uma vida comum… e dois bebês, Comer para Crescer, Nascendo uma mãe, Mammi Super Duper, Mamãe Sabe Tudo, Pequeno Guia Prático para mães sem prática, Papo de Mãe, Vizinhos de Útero, Site Chris Flores, Testado pela Mamãe, Vida de Mãe, Entre Fraldas e Livros, Maternidade Lésbica, Mãe de Duas, Desperate Housewife, Aleitamento Materno Solidário e Diário de uma Mãe com mais de 30.

Tricotando com a Simone do Aleitamento Materno Solidário

Adorei conhecer algumas das mulheres que fazem esta linda Blogosfera Materna que vem a cada dia crescendo e se fortalecendo mais.  Acreditem: vocês são todas muito especiais.
Agradeço a oportunidade de conhcecer um pouquinho mais um projeto tão bacana que é o é o Rede Mulher e Mãe e a Natura que é uma empresa tão preocupada com as pessoas, e principalmente com nós Mulheres e Mães.

PS: Deste encontro surgirão mais reflexões para este blog. Aguardem!

* Imagens Simone de Carvalho e Liana Carmo


Quem escreveu sobre o encontro:

Liana, do Maternidade Lésbica

Glauciana, do  Rede Mulher e Mãe

Tatiana, do Entre Fraldas e Livros

Beatriz, do Desperate Housewifes

Aline, do Testado pela Mamãe

Comentários

  1. Este post tá com cheirinho bom! Que legal Viviane esta experiência. As fotos estão lindas.
    Estou impressionada com os dados divulgados sobre a questão do vínculo. Eu sinto que se este vínculo for forte no início, ele perdura. Aproveito para dizer que eu amei o comentário que você deixou no meu post 'bebes', penso como você. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Ficamos impressionadas com os dados também! E foi legal para refletir sobre meu vínculo com meus filhos. Logo farei um post sobre isso!
    é bom ver empresas como a Natura, que valorizam a maternidade.

    Bjs querida e obrigada pela visita! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Viviane!!!

    Foi um dia maravilhoso, mesmo!!!

    Estou preparando um post sobre o assunto e vou postar no dia que a página da Natura entrar no ar. Posso copiar os dados que vc publicou aqui. Juro que te linko!!!

    Obrigada

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane,
    Legal seu relato sobre o encontro na sexta. Foi um prezer te conhecer.
    Adorei o subtítulo do blog: porque a web é a pracinha das mães 2.0. Per-fei-to!
    Bjs
    Priscilla

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju! O dia foi maravilhoso mesmo.
    Pode copiar sim!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri! O prazer foi meu!
    Esta frase eu li no blog da @samegui e foi ela quem me inspirou a criar este blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Lindo post minha querida amiga! E que possamos promover o vínculo em todas as oportunidades de trocas tão especiais com as mães! Um beijão,

    ResponderExcluir
  8. Foi realmente um dia muito gostoso! E amei te conhecer pessoalmente.

    Espero ter mais desses encontros.

    Bjos

    Elaina
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da minha visita ao vosso blog, pois me sinto unida nio mesmo sentimento e na mesma certeza.

    Visitem, se puderem, o meu blog:
    http://srevoredo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe