Arma NÃO é brinquedo - Blogagem Coletiva

Na semana passada todos ficamos consternados com a tragédia que matou 12 crianças e feriu várias outras na escola Tasso da Silveira em Realengo do Rio de Janeiro. Toda a tragédia foi causada por uma pessoa desequilibrada e que tinha em punho 2 armas de fogo, uma delas um revólver 38, era originalmente uma arma legal, comprada há 18 anos e roubada posteriormente.
Imagem Jornal Brasileiro Gratuito

A trajetória de uma arma legal ao mercado ilegal e à vitimização de inocentes era um dos elementos mais difícies de serem explicados durante a campanha pela proibição do comércio de armas em 2005. Na semana passada, o Brasil conheceu esse caminho da maneira mais dramática possível.

Durante o debate que antecipou o referendo das armas, um argumento comum dos pró-armas era que elas existem para proteger o cidadão de bem. Uma arma legal matou 12 crianças numa escola municipal no Rio de Janeiro. As armas não estão aí para proteger ninguém.(Quem tem coragem de dizer que as armas são capazes de proteger?)

Infelizmente, as armas continuam tirando muitas vidas, e os motivos dos crimes são banais: mais de 65% dos assassinatos são provocados com uma arma de fogo e apenas 2 em cada 10 homicídios são motivados por drogas, dívidas ou assaltos. A grande maioria das mortes é resultado de brigas bobas que nunca teriam esse desfecho caso a arma de fogo não estivesse presente.

De 11 a 15 de Abril - Semana do Desarmamento Infantil

O Instituto Sou da Paz convida mães blogueiras (e outros blogueiros e blogueiras também) a conhecerem o Plano de Controle de Armas da Cidade de São Paulo e embarcarem na campanha de desarmamento. O Plano é um projeto do Instituto Sou da Paz que visa prevenir homicídios na cidade de São Paulo, entre outras maneiras, por meio do estímulo à retirada de armas de circulação. O motivo para o foco nesse tipo de ação é bem simples: o desarmamento salva vidas.

A idéia é promover a desvalorização da arma de fogo por meio da troca de armas de brinquedo por brindes como gibis, ursos de pelúcia, quebra-cabeça e outros presentes – além de disseminar informações sobre a entrega de armas de fogo para os adultos.


A campanha vai acontecer na região do M’Boi Mirim, onde ficam os bairros Jardim São Luis e Jardim Ângela – bairro que um dia foi considerado o mais violento do mundo. Cinco bases da PM e da Guarda Civil Metropolitana funcionarão como postos de troca, além de algumas escolas da rede pública. A semana será encerrada com um grande evento para as crianças da região e quem mais quiser participar.

Além do ato simbólico de desarmamento infantil, a campanha pretende que as crianças sirvam de exemplo para os adultos que mantêm uma arma de fogo em casa, incentivando-os também a entregarem-nas. Nas ações que permeiam a Semana do Desarmamento Infantil serão disseminadas informações relevantes sobre a campanha permanente de entrega voluntária de armas, tais como as de que ela é totalmente anônima, rápida e segura, e que há uma indenização de R$ 100 a R$ 300, dependendo do tipo de arma entregue.

O Sou da Paz nos convida, a parar um minuto e pensar na relação que nossa família tem com as armas de brinquedo e sua extensão real, a arma de fogo. Segundo dados de um estudo feito pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea, na cidade de São Paulo, a cada 18 armas de fogo retiradas de circulação, uma vida é poupada. Viu só como é importante retirar armas de circulação?


Onde entregar as armas de brinquedo?

De segunda a quinta (11 a 14 de abril), das 8h às 22h, pelo menos cinco postos receberão os mais diversos tipos de armas de brinquedo entregues por crianças em um ato simbólico de desarmamento. Participam da ação as bases da Polícia Militar do Jardim Ângela e do Jardim Ranieri; as bases móveis de Piraporinha e do Cemitério São Luís da Guarda Civil Metropolitana e a Inspetoria Regional de M’Boi Mirim, também da GCM. Além disso, o CIC Sul funcionará como posto fixo e as escolas públicas e particulares da região também estão se mobilizando para receber armas de brinquedo.

Evento de Encerramento da Campanha

Na sexta-feira, dia 15 de abril, das 10h às 13h, acontecerá na Casa de Cultura do Largo do M’Boi Mirim (Rua Inácio Dias da Silva, s/n – Piraporinha) o evento de encerramento da Semana do Desarmamento Infantil, com a presença de autoridades e artistas que, junto com as crianças, transformarão as armas de brinquedo recolhidas em uma instalação artística.

Confira as novidades sobre a Semana do Desarmamento Infantil no blog do Plano de Controle de Armas da Cidade de São Paulo, projeto do Sou da Paz que abrange o evento: www.soudapaz.org/desarmasp

Blog Desarma SP http://desarmasp.wordpress.com/ 
Fan Page Instituto Sou da Paz http://www.facebook.com/institutosoudapaz

Participe você também e se puder, compareça ao evento de Encerramento.

Comentários

  1. Se tu responde porque o pais mais armado é onde tem menos crimes eu participo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe