A fase dos por quês e o aprendizado com as crianças

Por que ele pergunta tanto? Por que quer saber tudo? Por que não se contenta com as minhas explicações? Essas são perguntas frequentes de quem convive com crianças entre 3-4 anos. Um período de curiosidade e indagação que representa um marco no desenvolvimento da inteligência. (A fase do "POR QUÊ chegou, o que fazer? Guia Meu bebê)



Oito Anos - Adriana Partimpim (Composição : Paula Toller)

Por que você é flamengo
E meu pai botafogo?
O que significa
"impávido colosso"?

Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme?
Por que que os dentes caem?
Por onde os filhos saem?

Por que os dedos murcham
Quando estou no banho?
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo?

Quanto é mil trilhões
Vezes infinito?
Quem é jesus cristo?
Onde estão meus primos?

Well, well, well
Gabriel...(bis)

Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a terra roda?
Por que deitar agora?

Por que as cobras matam?
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta?
Por que o tempo passa?

Por que que a gente espirra?
Por que as unhas crescem?
Por que o sangue corre?
Por que que a gente morre?

Do que é feita a nuvem ?
Do que é feita a neve?
Como é que se escreve
Reveillòn? well, well, well, gabriel...



Sempre me perguntei porque esta música se chamava 8 anos e agora tudo faz sentido. Sabemos que a fase dos por quê é entre os 3 e 4 anos mas o que eu não sabia é que existia uma 2ª fase dos por quês, onde as perguntas são mais elaboradas, a criança consegue contra-argumentar e se você não for bem convincente vai deixá-la com a pulga atrás da orelha.

O Italo, que está com 7 anos, muitas vezes me faz perguntas que eu realmente desconheço a resposta. Uma boa dica é fazer a criança pensar, e por que não, aprender com elas.  Nestas horas eu não titubeio: entro na dele e vou procurar a resposta junto com ele. São Google e da Santa Wikipedia nos ajudam muito, e juntos descobrimos coisas novas, aprendemos e nos divertimos.

Quando a Rafa, hoje com 15 anos, estava nesta fase me lembro que pelo menos 1 a cada 15 dias íamos à Biblioteca, pesquisar enciclopédias, pegar livros e usar a internet. Hoje tenho recursos em casa, a internet facilita muito a minha vida, mas o momento de troca, de aprendizado juntos continua sendo prazeroso e essencial para a nossa relação.

E você, está passando ou já passou por estas fases?

Comentários

  1. Estou passando! Com o Bernardo aos 8 anos, as respostas precisam ser bem elaboradas. Estou adorando esta fase porque aprendemos juntos e como você bem colocou : santa internet!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Viviane,
    então eu estou na 3a fase dos por quês porque a minha está com 12 anos e continua me perguntando o por que de tudo. Quase enlouqueço. Se eu soubesse 10% do ela pensa que eu sei eu seria a maior bilioteca ambulante do planeta.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa tb é assim! E o pior é que são os dois viu?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe