Profissão: Mãe


Administrar uma casa e uma família é o mesmo que administrar uma empresa. Criar um filho exige tanto das habilidades dos pais e mães quanto ocupar os cargos mais altos de empresas multinacionais. Se cuidar das crianças fosse visto com mais respeito, e tivesse reconhecimento financeiro, os homens estariam mais dispostos a assumir o trabalho”

Não é de hoje que vemos artigos sobre mulheres que deixam suas vidas profissionais de lado para se tornarem Mãe em tempo Integral quando resolvem ter filhos. O Site Delas do portal IG traz a discussão a tona na matéria sobre o lançamento do livro "Liderança começa em casa" da jornalista Ann Crittenden que abandonou uma promissora carreira de reporter do New York Times para cuidar dos filhos. No livro, Ann aborda os paralelos entre o gerenciamento de empresas e a função materna. E sugere reconhecimento social – e financeiro – para as mães.

Dependendo de sua escolaridade e preparo, mães que deixam a carreira para se tornarem as principais responsáveis pela criança podem estar abrindo mão de mais de um milhão de dólares em ganhos que aconteceriam até o fim de sua vida profissional, segundo cálculos da autora publicados em “The Price of Motherhood”.

Esta é uma decisão muito difícil para nós mulheres já que, quando optamos por parar nossas vidas profissionais para nos dedicarmos à família, corremos o grande risco de termos nossos feitos profissionais esquecidos e sermos vistas somente como mães (como se isso fosse pouco).

E por que a mulher não quer ser vista apenas como "mãe"? Oras, porque o trabalho de mãe e os afazeres da casa são trabalhos pouco reconhecidos até dentro da família. Não, eu não reclamo da vida de mãe / dona de casa, muito pelo contrário, gosto muito e sinto prazer nos afazeres domésticos, mas é claro que o reconhecimento, mesmo que em forma de palavras, faria toda a diferença e até me deixaria ainda mais animada para executá-los.

Construir uma carreira no mundo corporativo é tão desafiador quanto criar filhos. A realização que envolve ter e criar uma criança pode estar mais ligada ao sentimento de orgulho e satisfação ao ver seu filho feliz. Mas há um longo caminho a se percorrer até o reconhecimento da importância do trabalho de educar um filho – e este caminho passa pelas áreas familiar, profissional e social.

Mamães buscando um lugar no mercado de trabalho

Imagine se colocássemos as funções que desenvolvemos como mãe em um currículo profissional? É exatamente isso que a jornalista recomenda para as mamães que acham que chegou a hora de iniciar a busca por uma vaga no mercado de trabalho.

As mulheres podem incluir no currículo suas experiências com a maternidade e não ter vergonha da experiência adquirida como mãe. No livro, ela sugere a anexação de um currículo de “habilidades transferíveis”, em que as experiências de criar um filho ou participar de trabalhos voluntários ou organizações sociais podem ser expostas. 

Algumas experiências adquiridas como mãe:

Negociadora organizada
Sabe o que obter para ambos os lados, mantendo-se concentrada na resolução apenas do problema em questão.

Atenciosa
Entende o que é dito e imediatamente processa esse pensamento de modo a levá-lo ao próximo nível de complexidade.

Solucionadora de problemas
Sugere, de modo independente, como reduzir custos, delinear processos e trazer melhores resultados, nunca apontando um problema sem dar a solução.

Viciada em adrenalina
Acostumada a trabalhar com urgências; consegue cumprir prazos e continuar a produzir”.

Eu achei super legal a ideia da Ann de remunerar as mamães que estão em casa mas que trabalham para caramba e educam os profissionais do futuro. E você, o que pensa sobre este assunto?

Update 28/02/2011 as 19:30hrs

O texto bem-humorado da Carol do Vinhos, Viagens e uma vida comum sobre as experiências adquiridas na tarefa de ser mãe http://vinhosviagenseumavidacomum.blogspot.com/2010/11/mereco-ou-nao-mereco.html

Comentários

  1. oiiii
    adorei!!
    blog bem bacana
    venha me conhecer
    mundodaneusinhabrotto.blogspot.com
    bjus

    ResponderExcluir
  2. O post é muito bom!!! As mães conseguem ser e fazer mil coisas ao mesmo tempo, e no final todas as tarefas são executadas com sucesso.
    Ser mãe não é tarefa nada fácil, exige muito amor, carinho, dedicação, paciência e tantas outras qualidades que se forem citadas irão deixar esse simples comentário extenso demais. Rs
    Concordo plenamente que as funções realizadas por mamães deveriam ser colocadas em um currículo profissional!
    Vocês merecem todo respeito do mundo. Parabéns! Não existe profissão mais bela.
    Venha conhecer também nosso portal Webfilhos
    www.webfilhos.com.br
    nosso twitter é : @webfilhos
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu sai do meu emprego para cuidar dos meus filhos tambem. Agora trabalho em casa e é recompensador. Você perde em Aprendi uma nova atuação dentro de minha área e estou sempre falando a respeito disso no meu Blog: http://derepentemae.com.br/tag/trabalho/ dá uma pulo lá.
    Abços

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando uma imagem para um post que acabei de escrever sobre "Maternidade Prazerosa" e achei o seu blog...andando dando uma olhada e gostei muito, parabéns...
    Vanessa Figueiredo
    http://vanessinhafigueiredo.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe