Maquiagem é coisa de criança?

GeoGirl: Multinacional Walmart lança linha de maquiagem para pré-adolescentes
Suri Cruise 4 anos adora maquiagem

Começa com brilho para lábios de sabor, talvez morango, depois com blush brilhante e, não demora muito, rímel. Bem antes de entrar na adolescência, as meninas americanas já estão usando maquiagem.

Este mês, o Wal-Mart Stores Inc. deve começar a vender uma linha chamada geoGirl (http://www.geogirl.com/) com produtos que as pré-adolescentes americanas, meninas de 8 a 12 anos, andam demandando, como brilho intenso para lábios, blushes rosa claro, sombra e rímel rosa e púrpura com preço na faixa de US$ 4 a US$ 6. A Walmart não deixou faltar nem mesmo os esfoliantes e as substâncias anti-envelhecimento, que farão parte da linha.

Joel Carden, vice-presidente da Pacific World, a empresa que desenvolveu a linha, alerta os pequenos para que não confundam essa maquiagem com as antigas e ingênuas brincadeiras de casinha, aquelas que faziam parte do universo das crianças de oito anos, com maquiagem de mentirinha. Agora a coisa é pra valer: "A linha foi desenvolvida para jovens garotas que querem usar 'cosméticos de verdade' mas com ingredientes naturais."

Carmen Bauza, vice-presidente de cuidados pessoais e com a beleza do Wal-Mart disse que o Wall Mart decidiu lançar a linha depois de ouvir clientes dizendo "Realmente preciso ajudar e educar minhas filhas em como cuidar da pele".

GeoGirl maquiagem para crianças

"As meninas começam a usar cosméticos realmente desde os seis anos em categorias como brilho transparente para os lábios e esmaltes", diz Leslie Gibbs, diretora de marketing da Aspire Brands Inc., que comercializa as linhas de maquiagem Bonne Bell e Lip Smacker. "Geralmente, as meninas recebem esses produtos como presentes de um membro da família", diz ela. "Depois, numa certa idade — que está ficando cada vez mais baixa —, ela começa a querer usar cosméticos de verdade como realce."

Geralmente, as meninas "avançam para o brilho labial com aplicador de esponja" primeiro, e depois para o blush shimmer.
Criança Maquiada

Dá-se muita atenção ultimamente à imagem que as meninas têm delas mesmas quando se aproximam da adolescência. Alguns especialistas em desenvolvimento infantil dizem que a maquiagem numa menina ressalta uma ênfase excessiva na aparência. Outros, porém, dizem que um pouco de batom não é nada com que se preocupar, se isso não for acompanhado por problemas como notas ruins ou ausência de amigos.

"Quando elas tiverem 14 ou 15 anos, vão vestir roupas de que você também não gosta", diz Vivian Seltzer, professora de comportamento e desenvolvimento humano da Universidade da Pensilvânia.

Fontes Contradições Tropicais e The Wall Street Journal 

Joel Carden, da Pacific World, a empresa que desenvolveu a linha, alerta os pequenos para que não confundam essa maquiagem com as antigas e ingênuas brincadeiras de casinha, aquelas que faziam parte do universo das crianças ...de oito anos, com maquiagem de mentirinha. Agora a coisa é pra valer: A linha foi desenvolvida para jovens garotas que querem usar 'cosméticos de verdade' mas com ingredientes naturais."

Qual mãe nunca deu um brilhinho para sua filha? Qual menina nunca ganhou um estojinho de maquiagem de presente de aniversário? Lembro que quando era pequena existiam uns brilhinhos de moranguinho que eu adorava, mas nem isso me fez gostar de maquiagens, uso bem pouco.

Criança pode usar Maquiagem?

Certas situações são bem engraçadas: quando a menina é pequena (5, 6 anos) e usa batom todos acham bonitinho; quando é pré-adolescente e quer usar maquiagem aquilo não é para a idade dela.

O Wal-Mart decidiu lançar a linha depois de ouvir clientes dizendo "Realmente preciso ajudar e educar minhas filhas em como cuidar da pele".

É claro que se estão lançando uma linha de maquiagens para pré-adolescentes é porque existe a necessidade no mercado, vide o crescente número de meninas que já frenquentam salões de beleza salão para fazer as unhas e arrumar os cabelos. Há quem diga que a mãe que leva sua filha no salão ou que incentiva o uso de produtos 'adultos' em crianças estão querendo que seus filhos se tornem independentes logo para eximirem da responsabilidade de ser mãe. Eu não acredito que todas as mães desejam 'emancipar' os filhos ao dar um brilhinho para os lábios ou um perfume para o menino. Acho que este tipo de julgamento é muito duro.
Crianças no salão de beleza

Será que as mães brasileiros tem a mesma preocupação que as mães americanas? Eu tenho uma filha adolescente, a Rafa, e quando ela era pequena eu tinha o cuidados como comprar um shampoo específico para o tipo de cabelo dela (que era bem enroladinho), um hidratante para a pele quando necessário, e até mesmo um brilhinho para os lábios, mas nunca incentivei o uso de maquiagem, mesmo porque nunca fui chegada a maquiagem. Hoje ela tem 15 anos, gosta de maquaigem e adora ver tutoriais de make up. Acabo usando as dela quando preciso, porque para mim mesmo, compro pouco, mas mesmo ela tendo 15 anos controlo o uso. Sempre opino e chamo a atenção quando ela exagera e para a escola não deixo se maquiar, no máximo um lápis no olho e olhe lá.

E você o que acha sobre o assunto? Compraria uma linha de produtos para sua filha, sobrinha, afilhada? Acha que uma criança de 8 anos já deve ter este tipo de preocupação? E os argumentos da empresa que incentiva a postura adulta da criança em relação a maquiagem, dizendo que brincadeiras de casinha são 'ingênuas"?
 
Imagens Google

Comentários

  1. Difícil este assunto... A minha tem 5 anos, acho que dá para esperar mais um pouquinho antes de começar com a maquiagem (assim espero!!!)

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o conceito do seu blog, os posts, muito bacana! Parabéns! Já estou te seguindo e colocando o link no meu blogroll, passarei sempre por aqui! Bjks, Rejane

    ResponderExcluir
  3. Oi Rejane! Seja muito bem vinda! Estou começando na categoria Blog Materno agora e vou adorar trocar figurinhas! Bjs e sucesso a todas nós!!

    ResponderExcluir
  4. Vivis, como falei lá no Desabafo de Mãe acho um absurdo e não ressalto NÃO EXISTE NECESSIDADE NENHUMA. as crianças precisam brincar de se pintar, precisam de fantasias, de sonharem com a beleza do feminino, mas jamais essa necessidade demanda produtos industrializados, mesmo que sejam naturais. pelo contrário. menos é sempre mais. ainda mais na infância. bjkas e obrigada pela dica.
    abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro receber comentários! Deixe sua opinião sobre o assunto para continuarmos o bate-papo! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe